Logo - Modare Ultra Conforto

Abrir Menu Mobile

Blog Modare Ultraconforto

MEU MOMENTO MODARE | 30.09.2022

Outubro Rosa: a importância da prevenção do câncer de mama

Uma campanha com alcance internacional e que tem a intenção de alertar sobre o diagnóstico precoce.

 

 O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama. Batizado globalmente como Outubro Rosa, visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e de chamar atenção para a relevância do diagnóstico precoce e para o tratamento adequado da enfermidade.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença tem maior incidência na população feminina mundial e brasileira. No Brasil, as taxas de mortalidade para esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque ainda é diagnosticado em estágios avançados, por isso, o autoexame (que deve ser mensal) das mamas e a mamografia são essenciais.

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Embora seja predominante nas mulheres, também atinge os homens. Porém, estima-se que eles representam 1% dos casos.

Sua manifestação se dá por meio de uma multiplicação desordenada das células da mama. Como consequência, células anormais se formam e evoluem para um tumor.

Por ter múltiplas causas, os exames preventivos são absolutamente fundamentais. Entretanto, a idade é considerada um dos fatores de risco: cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem em mulheres acima de 50 anos.

Os sintomas

Mesmo que alguns dos sintomas, quando vistos isoladamente, não signifiquem necessariamente o desenvolvimento de um câncer de mama, é de suma importância que o paciente, ao perceber qualquer um deles, procure o médico para realizar exames laboratoriais e se certifique que não há nada de errado.

São classificados pelo INCA os sintomas mais comuns:

- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

- Alteração no mamilo;

- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

 

Diagnóstico

O autoexame é o primeiro passo para identificar possíveis nódulos nos seios. Basta apalpá-los e buscar identificar se há ou não caroços. Como essa é a forma mais comum de manifestação da doença, há ótimas chances de se diagnosticar ainda em fase inicial.

Exames de imagem, como a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética, também podem identificar o câncer. A principal vantagem da mamografia é que, quando um tumor é diagnosticado em fases iniciais, a doença tem até 95% de chances de cura. Além disso, o tratamento é menos agressivo e tem um tempo menor de duração.

Autoexame: quando e como fazer?

Ele deve ser feito todos os meses, entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação, que é quando as mamas estão mais flácidas e indolores, ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

Se você tiver alguma dúvida de como realizar o autoexame, separamos esse vídeo aqui. Simples e eficaz para te auxiliar.

Busque a cura, sempre!

A Modare Ultraconforto, sempre engajada em temas que envolvem bem-estar e, principalmente, saúde, sugere também a leitura dessa notícia, que apresenta informações interessantíssimas sobre mitos e verdades do câncer de mama. Conteúdo elaborado pelo A.C Camargo Câncer Center, instituição hospitalar e referência nacional no assunto.

MODARE ULTRACONFORTO

Os melhores insights sobre bem-estar, moda sustentável, beleza e autocuidado para que as mulheres se sintam inspiradas a usar o que as deixam confortáveis diariamente e que esteja em sintonia com as últimas tendências.

x

Fique por dentro
das novidades